(61) 99137-7801 contato@acessodf.org

TRANSPARÊNCIA

PROJETO NUCASE

NUCASE – Núcleo de Capacitação de Agentes Sociais Empreendedores busca democratizar o conhecimento ao oferecer cursos gratuitos para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, disponibiliza capacitações nas áreas de empreendedorismo social, tecnologia, marketing digital, autocuidado e artesanato.

Com um olhar especial para o público feminino, o projeto abre oportunidades para mulheres a partir de 16 anos, oferecendo cursos voltados para a área da beleza, artesanato, marketing e empreendedorismo. Dessa forma, contribui para o fortalecimento da autonomia e geração de renda dessas alunas.

As aulas aconteceram no Espaço Cultural ELAFAV, localizado no Sol Nascente. Durante os cursos, cada participante recebeu gratuitamente o material de trabalho, apostilas e, ao final, o certificado de conclusão, entregue em uma cerimônia de formatura que celebrou o empenho das alunas. Capacitações: os cursos de Design de Unhas, Marketing Digital e Empreendedorismo Social, além da Produção de Geleias e Licores.

O projeto NUCASE é uma iniciativa da Organização da Sociedade Civil (OSC) ACESSO, que, por meio dessa ação, fortalece o aprendizado e a inclusão social. Nesta edição, especialmente voltada para o público feminino, o objetivo foi incentivar novos empreendimentos e estimular o desenvolvimento sustentável e a economia criativa. A realização desta edição contou com o apoio e a parceria do Ministério das Mulheres.

TERMO DE FOMENTO MINISTÉRIO DAS MULHERES Nº 949960/2023

NUCASE – Divulgação da Parceria

 

MAPEAMENTO DAS OCUPAÇÕES TÉCNICAS DA CULTURA

Esta pesquisa tem o objetivo de identificar e classificar as ocupações técnicas que fazem parte da economia criativa, entretenimento e cultura e, a partir da mobilização e das diversas experiências de organização que se desenvolvem em todo país, colher e sistematizar diretrizes, reivindicações e encaminhamentos de modo a orientar as nossas ações e a articulação com os Poderes da União, Estados e Municípios.

Realizar o levantamento das ocupações técnicas dos mercados de cultura, entretenimento e economia criativa; Lançar uma publicação virtual com resultados e textos de especialistas sobre a pesquisa; Formar grupo de trabalho com representantes do Governo e sociedade civil para discutir regulamentação, formação e formalização das profissões dos trabalhadores de eventos; Levantar dados, indicadores e informações para a criação de uma nova tabela de valores.
O setor de eventos na época da pandemia não foi contemplado e ficou desassistido, com impactos desastrosos para os profissionais e suas famílias. Somente na área cultural, mais de 900 mil trabalhadores ficaram sem trabalho, em função da pandemia. Esta pesquisa sintetiza nosso propósito, uma vez que as reivindicações e diretrizes aqui sistematizadas são fruto de amplo debate com pessoas de diferentes atividades do backstage, de todas as regiões brasileiras e de distintas realidades
econômicas.

O público alvo deste projeto são os profissionais da área técnica e backstage de eventos socioculturais, bem como os que atuam em estúdios de ensaio e no processo de gravação, mixagem e masterização de Música, que atuam em bares, restaurantes, casas noturnas e afins, audiovisual como operadores de gruas e travelling, maquinistas, fotógrafos e cinegrafistas, cenógrafos e arquitetos de eventos, manualistas, montadores de circo, riggers, montadores de exposição, cenotécnicos e expografistas.

MINC TERMO DE FOMENTO Nº 942602/2023

DIVULGAÇÃO DA PARCERIA – MINC

 

Projeto VII Entardecer dos Ojás – Afro Turismo e Cultura

Realização do projeto VII Entardecer dos Ojás – Afro Turismo e Cultura, que tem a proposta de promover o afroturismo como uma vertente do turismo tradicional, incluindo e dando destaque a cultura negra em Planaltina, com ações em 3 eixos:

  • Resgatar tradições afro-brasileiras e fazer a manutenção dessas expressões culturais, que também se inscrevem como práticas culturais históricas, seculares e ancestrais através do Encontro da Cultura e Tradição Negra de Planaltina promovendo dialogo sobre a contribuição das religiões de matriz africana no Centro Oeste, afim de desenvolver o afroturismo;
  • Identificar os terreiros, patrimônios históricos e culturais materiais e imateriais que realizam a valorização da cultural afro-brasileira, em Brasília, Distrito Federal, Entorno e Centro Oeste e
  • Construir um mapa de possibilidades a fim de potencializar o afroturismo, por meio das ações Levantadas;
  • Realização do Fórum Nacional de Mulheres do Hip Hop promover discussões sobre questões raciais, contribuição do Hip Hop no empoderamento feminino e para o afroturismo, com a intenção de combater a intolerância;
  • Dialogar sobre a contribuição que o Hip Hop pode oferecer, por meio de empoderamento feminino, com as mulheres do Hip Hop, afim de desenvolver o afroturismo;
  • Identificar as potencialidades artísticas e culturais do Hip Hop, em toda Brasília, Distrito Federal e Entorno;
  • Construir um mapa de possibilidades a fim de potencializar o afroturismo, por meio das ações levantadas;
  • Promover a sustentabilidade periférica, através da economia criativa promovendo capacitações e debates junto a juventude negra e das unidades de internação através da ação chamada de Nas Quebras Da Socioeducação, com destaque para palestra sobre conceitos acerca do turismo e do turismo cívico para todos os participantes e realização de citytour com guia turístico para oportunizar acesso aos participantes que estejam no regime aberto ou semiaberto.

TERMO DE FOMENTO SETUR DF Nº 90-2022 – VII ENTARDECER DOS OJÁS

PROJETO NUCAC

NUCAC – Núcleo de Capacitação de Agentes do Campo e Cidade – O projeto tem o objetivo de fomentar o turismo rural no DF a partir da conexão e formação de comunidades de produtores da agricultura familiar localizados nas áreas do Distrito Federal. O projeto visa capacitar as famílias do campo para utilizar seus conhecimentos de produção de alimentos típicos do cerrado, para a finalidade de promover a cultura local e o turismo sustentável. Este projeto surge como necessidade de realizar trabalho associado também ao Turismo Rural Comunitário, pois, a partir destas iniciativas tornou-se possível fomentar a organização local e especializar a produção destes atores.

TERMO DE FOMENTO SETUR DF Nº 38-2022 – NUCAC

PROJETO HAIR BRASÍLIA AND BEAUTY 2022

Hair Brasília and Beauty 2022 – Feira de exposição de produtos, serviços e negócios voltados para o segmento de beleza tendo como público-alvo empresários (as) e empreendedores(as) e trabalhadores da área da beleza, público formado por profissionais cabelereiros, barbeiros, manicure/pedicure, nails design, micropigmentadores, lash design, podólogos(as), depiladoras, maquiadores(as), esteticistas, massoterapeutas, estudantes do segmento, futuros empreendedores(as) e e/ou prestadores de serviços e o público em gera

TERMO DE FOMENTO SDE DF n° 11-2022 – HAIR BRASÍLIA

PROJETO LABFAZ BRASIL (fase 1)

LABFAZ (fase 1) – Articulação em rede dos trabalhadores da técnica prestadores de serviços para eventos relacionados às áreas do turismo e economia criativa para o mapeamento das atividades profissionais e geração de indicadores, oferecendo formação e qualificação por meio de cursos técnicos certificados (4 cursos técnicos – 2 de áudio e 2 de produção), cursos livres em formato de oficinas (70 horas-aula), lives in-formativas (10 lives) e rodas de conversa (seminários e debates – 10 atividades); e a entrega de um aplicativo mobile de informações e serviços úteis para a geração de oportunidades, de modo a construir as bases para um observatório-laboratório dedicado à categoria.

TERMO DE FOMENTO SETUR DF nº 13-2021 – LABFAZ FASE 01

PROJETO LABFAZ BRASIL (fase 2)

Realização do projeto LABFAZ BRASIL (fase 2) – Laboratório dos Saberes e Fazeres Técnicos da Economia Criativa. Com as seguintes atividades: Ciclo de debates e grupos de trabalho para elaboração da carta de Brasília – Políticas públicas para os trabalhadores da economia criativa.

  • I Fórum dos Trabalhadores do Backstage do DF e Entorno
  • I Fórum Nacional da Técnica

LABFAZ CIDADÃO, programa de capacitação que consiste em preparar pessoas em situação de vulnerabilidade para trabalhar em eventos, por meio de oficinas de serviços gerais do backstage em eventos, shows, espetáculos, etc. Esse programa é dirigido às pessoas atendidas pelo Instituto Barba na Rua, Revista Traços, Fábrika Social e para pessoas de quatro diferentes acampamentos da Frente Nacional de Luta.

TERMO DE FOMENTO SETUR DF nº 63-2021 – LABFAZ FASE 02

Projeto RAPensando nas Escolas

O projeto RAPensando nas Escolas tem por meta apresentar uma proposta de intervenções sócio culturais, contando com palestras, oficinas de dança e apresentações musicais de rappers e DJs, as quais serão desenvolvidas em 20 escolas da rede pública de Ensino de Ceilândia e Planaltina/DF, sendo que serão 2 intervenções por escola nos turnos matutino e vespertino, totalizando assim 40 intervenções ao todo. Será produzido um documentário relatando o histórico e as ações do projeto, sendo que o produto final será distribuído gratuitamente às escolas atendidas e alguns órgãos públicos.

TERMO DE FOMENTO SECEC DF Nº 26-2019 – RAPENSANDO NAS ESCOLAS

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Habilidades

Postado em

14 de fevereiro de 2025

WhatsApp chat